TRÓPICES

"NENHUM SOLDADO GANHA A GUERRA DANDO A VIDA PELO SEU PAÍS, MAS SIM FAZENDO COM QUE O INIMIGO DÊ A VIDA PELO SEU" (GEORGE SMITH PATTON)




UM SITIO PARA UM GRUPO RESTRITO DE USUÁRIOS.



SEMPRE PRONTO...






sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

VIATURAS BLINDADAS


PANDUR 2
A Pandur II 6x6 e 8x8 é uma família de viaturas de transporte blindadas desenvolvida pela empresa austríaca, Steyr-Daimler-Puch, uma nova variante da Pandur. Em Novembro de 2003, a General Dynamics ficou com o controlo da Steyr-Daimler-Puch, que faz parte da General Dynamics European Land Combat Systems, juntamente com a MOWAG da Suíça e General Dynamics, Santa Bárbara Sistemas (GDSBS) de Espanha.
Esta viatura começou a ser fabricada em Portugal a partir de 2007.
Outras versões da Pandur II 6x6 e 8x8 incluem uma configuração para uma viatura de comando, uma viatura blindada anfíbia, um carregador de um sistema antitanque teleguiado, um posto de observação avançado, uma ambulância de campo e uma viatura de treino.
A Pandur II tem ainda a possibilidade de ser transportada por via aérea pelos C-130, C-160, An-12, An-70 e A400M.

Características básicas
As VBR têm tracção às oito ou seis rodas, ar condicionado e protecção contra elementos NBQ. No caso das forças armadas portuguesas, terão instaladas alguns sistemas de concepção nacional - caso dos sistemas de comunicações, de intercomunicação e de Comando e Controlo.

Motor: Cummins ISC 350 diesel (280 cv)

Versões mais pesadas: Motor de 400 cv
Velocidade máxima: 90 a 100 km/h
Autonomia: 600 a 700 km
Comprimento: 7,68 m
Largura: 2,67 m
Altura: 2,06 m
Peso: Dependente da versão
Versão com torre de 105 mm: ~ 20 toneladas
Guarnição: Dependente da versão
Versão básica (6x6): 3 tripulantes + 9
Versão básica (8x8): 3 tripulantes + 11 militares
Armamento: Dependente da versão
Canhão de 105 mm
Canhão de 25 mm
Canhão de 12,7 mm exterior e com comando interior
Míssil anti-tanque
Morteiro de 120 mm
Protecção: Protecção contra minas (estrutura e componentes especiais, pavimento duplo, cadeiras com protecção anti-minas)
Protecção Nuclear, Biológica e Química (filtração de ar, máscaras de gás)


FONTE: WIKIPÉDIA


VBL PANHARD
A viatura Panhard Véhicule Blinde Léger ( "veículo blindado leve") é um veículo 4x4 todo-terreno oferecido em várias configurações. Esta viatura foi projetada para combinar a agilidade do veículo Peugeot VLTT com proteção adequada contra fogo de armas pequenas, fragmentos de artilharia, minas e armas NBC. O VBL é completamente anfíbio e pode nadar em 5,4 km / h, é também o aéro transportável por C-130, C-160 e A400M.
O VBL foi desenvolvido durante os anos 80 e entrou em serviço operacional em França em 1990. Tem um consumo de combustível de 16 litros por 100 km.
Em Portugal é usado como viatura de reconhecimento.

ESPECIFICAÇÕES:

Tripulação: 2 - 3
Configuração: 4 x 4
Armamento: 1x metralhadora 7,62 milímetros com possibilidade tambem de colocar um posto de tiro MILAN ou metralhadora 12.7
Combate peso: 3,590 kg
Motor: Peugeot XD3T, de quatro cilindros diesel turbo 105hp desenvolvimento acoplado à transmissão automática ZF
Comprimento: 3.87M
Largura: 2.02m
Altura: 1,7 m (topo do casco)
Velocidade máxima: 95 kmh
Autonomia: 600 km

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

CARROS DE COMBATE 1

LEOPARD 2
O Leopard 2 é um carro de combate alemão construído pela empresa alemã Krauss-Maffei-Wegmann, desenvolvido no início dos anos de 1970 entrou em serviço no ano de 1979, e substitui o anterior Leopard como o carro de combate da Bundeswehr. Suas diferentes versões têm servido nas forças armadas da Alemanha e de dez outros países europeus, bem como a países não europeus. Mais de 3480 Leopard 2 foram fabricados.
ESPECIFICAÇÕES:
Fabricante: KMW Kraus-Maffei Wegmann - Alemanha
Tripulação: 4
Comprimento: 7.72 - Incluindo canhão: 10.98M - Largura: 3.7M - Altura: 3M
Peso vazio: 58000Kg. - Peso preparado para combate: 62000Kg.
Motor/potência/capacidades
Sistema de tracção:Lagartas
Motor: MTU MB-873 12cyl multifuel Potência: 1500 cv
Velocidade máxima: : 72 Km/h - Velocidade em terreno irregular: 55 Km/h
Tanque de combustível: 1200 Litros Autonomia máxima: 550Km


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

COMANDOS PARTEM PARA AFEGANISTÃO


BOA SORTE PARA OS 150 militares portugueses que amanhã começam a embarcar para Cabul, Afeganistão, as ROE permitem não terem restrições no uso da força. Podem disparar em qualquer ocasião sem esperarem pelo habitual consentimento vindo das hierarquias nacionais, como acontece com os contingentes de outros países, que combatem com os chamados caveats. Este procedimento ilustra a importância e a dificuldade da missão portuguesa, a qual adiou a partida por 24 horas.