PANDUR 2
A Pandur II 6x6 e 8x8 é uma família de viaturas de transporte blindadas desenvolvida pela empresa austríaca, Steyr-Daimler-Puch, uma nova variante da Pandur. Em Novembro de 2003, a General Dynamics ficou com o controlo da Steyr-Daimler-Puch, que faz parte da General Dynamics European Land Combat Systems, juntamente com a MOWAG da Suíça e General Dynamics, Santa Bárbara Sistemas (GDSBS) de Espanha.
Esta viatura começou a ser fabricada em Portugal a partir de 2007.
Outras versões da Pandur II 6x6 e 8x8 incluem uma configuração para uma viatura de comando, uma viatura blindada anfíbia, um carregador de um sistema antitanque teleguiado, um posto de observação avançado, uma ambulância de campo e uma viatura de treino.
A Pandur II tem ainda a possibilidade de ser transportada por via aérea pelos C-130, C-160, An-12, An-70 e A400M.
Características básicas
Características básicas
As VBR têm tracção às oito ou seis rodas, ar condicionado e protecção contra elementos NBQ. No caso das forças armadas portuguesas, terão instaladas alguns sistemas de concepção nacional - caso dos sistemas de comunicações, de intercomunicação e de Comando e Controlo.
Motor: Cummins ISC 350 diesel (280 cv)
Versões mais pesadas: Motor de 400 cv
Velocidade máxima: 90 a 100 km/h
Autonomia: 600 a 700 km
Comprimento: 7,68 m
Largura: 2,67 m
Altura: 2,06 m
Peso: Dependente da versão
Versão com torre de 105 mm: ~ 20 toneladas
Guarnição: Dependente da versão
Versão básica (6x6): 3 tripulantes + 9
Versão básica (8x8): 3 tripulantes + 11 militares
Armamento: Dependente da versão
Canhão de 105 mm
Canhão de 25 mm
Canhão de 12,7 mm exterior e com comando interior
Míssil anti-tanque
Morteiro de 120 mm
Protecção: Protecção contra minas (estrutura e componentes especiais, pavimento duplo, cadeiras com protecção anti-minas)
Protecção Nuclear, Biológica e Química (filtração de ar, máscaras de gás)
FONTE: WIKIPÉDIA
VBL PANHARD
A viatura Panhard Véhicule Blinde Léger ( "veículo blindado leve") é um veículo 4x4 todo-terreno oferecido em várias configurações. Esta viatura foi projetada para combinar a agilidade do veículo Peugeot VLTT com proteção adequada contra fogo de armas pequenas, fragmentos de artilharia, minas e armas NBC. O VBL é completamente anfíbio e pode nadar em 5,4 km / h, é também o aéro transportável por C-130, C-160 e A400M.
O VBL foi desenvolvido durante os anos 80 e entrou em serviço operacional em França em 1990. Tem um consumo de combustível de 16 litros por 100 km.
Em Portugal é usado como viatura de reconhecimento.
ESPECIFICAÇÕES:
Tripulação: 2 - 3
Configuração: 4 x 4Armamento: 1x metralhadora 7,62 milímetros com possibilidade tambem de colocar um posto de tiro MILAN ou metralhadora 12.7
Combate peso: 3,590 kg
Motor: Peugeot XD3T, de quatro cilindros diesel turbo 105hp desenvolvimento acoplado à transmissão automática ZF
Comprimento: 3.87M
Largura: 2.02m
Altura: 1,7 m (topo do casco)
Velocidade máxima: 95 kmh
Autonomia: 600 km